Organização

Ideias para melhorar a organização da sua casa

Nem todos são abençoados com um super espaço dedicado para todas as suas coisas, e na verdade, a grande maioria dos brasileiros está muito mais acostumada a apartamentos compactos do que casas grandes e espaçosas.

Se esse é o seu caso, ou se você simplesmente está tendo que lidar com mais bagunça do que gostaria, é hora de dar um basta nisso e apostar em ideias para melhorar a organização da sua casa. Confira:

Faça um melhor uso de caixas, gavetas e armários que estiverem disponíveis

Você pode achar que não tem espaço suficiente na sua casa, mas na grande maioria das vezes você tem sim. Como no exemplo abaixo, vemos um banco que também serve de baú para armazenamento, nele, tente guardar todo o possível de maneira organizada para ganhar espaço. Se quiser espaço extra, adicione uma prateleira e ganchos logo em cima do banco, ganhando mais espaço e ainda criando um novo ambiente decorado.

Melhorar a organização da sua casa

Reaproveite móveis

Você quer se livrar de todos esses livros que você já leu e decidiu doá-los? Além de estar fazendo um bem para crianças carentes ou bibliotecas, você pode utilizar o móvel em que seus livros ficavam para guardar outras coisas, como no caso desse móvel onde foram adicionados ganchos para pendurar roupas, bolsas e mochilas, e prateleiras para guardar sapatos e outros itens.

Melhorar a organização da sua casa

Aposte em uma mini mesinha

Em vez de tentar fazer caber quatro pernas de uma mesa ou aparador em sua pequena entrada, use este estilo de mesa que ocupa metade do espaço, mas que dá a você muito espaço para guardar coisas importantes que antes ficavam desorganizadas como suas chaves, notas ficais e contas para pagar. Decore com um vasinho de flores, velas ou porta-retratos.

Melhorar a organização da sua casa

Banco organizado e com estilo

Tem um cantinho sobrando na sua casa? Que tal apostar em um banco cheio de estilo e que dá a você mais espaço para organização? Todos queremos um lugar conveniente para sentar e amarrar nossos sapatos, e para fazer esse incrível projeto, você vai precisar apenas de uma dessas estantes de livro ou nichos vazados para utilizar como base do seu banco, coloque a base no chão, compre assentos e encostos de espuma e termine de decorar com caixas que caibam perfeitamente nos nichos para organização e com algumas almofadas. Genial!

Melhorar a organização da sua casa

Use um trilho ao invés de um aparador

Esqueça os aparadores que são caros e ocupam muito espaço. Esta opção horizontal ocupa espaço zero, mas oferece a mesma quantidade de armazenamento. Ah, e que tal pendurar uma cestinha linda e diferente como essa que pode ser utilizada como o local perfeito para colocar suas chaves assim que você chega em casa, para que você nunca as perca?

Melhorar a organização da sua casa

Contas, cartas e revistas em seu lugar

Mais uma opção para a entrada da sua casa que permite mais organização em pouco espaço, você pode optar por algo como esses três organizadores de revistas que foram anexados a uma simples prateleira flutuante. Se você mora com mais pessoas, cada um dos organizadores pode ser de um morador, garantindo um espaço personalizado para papéis importantes.

Melhorar a organização da sua casa

Escolha ganchos estilosos

As cores brilhantes desses ganchos de parede em forma de bola são super divertidas, além de serem muito funcionais e melhorarem a organização até mesmo de um quarto de criança. Você pode escolher os mais variados ganchos para fazer um mosaico em paredes desperdiçadas da sua casa e agora você tem mais um espaço para se organizar melhor.

Melhorar a organização da sua casa

Aposte em armários aéreos

Sem espaço para um novo rack ou armário? Utilize armários aéreos e prateleiras que darão a você muito mais espaço para organização e que podem ser encontrados nos mais variados preços e modelos. Aproveite para criar novos ambientes e adicione detalhes a esses novos armários aéreos ou prateleiras, pintando uma parede que antes era branca, ou colocando quadros e fotos em molduras diferentes, por exemplo.

Melhorar a organização da sua casa

Ganchos na entrada

Essa cultura de ganchos na entrada é mais comum nos Estados Unidos, principalmente porque eles possuem um inverno muito mais rigoroso do que o nosso, porém, toda casa enfrenta alguns problemas em relação a casacos jogados por aí quando o clima está um pouquinho mais frio. Por isso, que tal investir em uma pequena estante de ganhos na entrada de casa? Nela os moradores poderão pendurar casacos e bolsas deixando a casa mais organizada, e você ainda irá ganhar um bom espaço para colocar as chaves e outros itens menores. Decore o local com vasinhos de flores, velas e um espelho logo acima para ampliar o ambiente e deixa-lo mais elegante. O que antes era uma parede desperdiçada, agora ganha estilo e organização.

Melhorar a organização da sua casa

Bancos e puffs de armazenamento

Está faltando lugar para receber os amigos? Que tal investir em bancos e puffs que permitam armazenamento? Essa é uma opção versátil e que irá surpreender você em termos de organização, principalmente porque cabe muita coisa dentro desses pequenos puffs. Você pode escolher puffs e bancos nas mais diversas cores e design, brincando com a decoração da sua casa e criando novos ambientes.

Melhorar a organização da sua casa

Garden Seats

Os Garden seats são como os puffs de armazenamento, mas na maioria das vezes são feitos de matérias como palha, vime ou cerâmica. Eles ficam lindos em ambientes externos e permitem a você ganhar mais espaço de organização enquanto cria um novo ambiente em sua varanda ou jardim.

Melhorar a organização da sua casa

Desapego

Nossa dica final para melhorar a organização da sua casa é desapegar! Será que você não tem coisa demais em casa? E o pior, coisas que você não usa? Trabalhe o desapego, tire um dia para fazer uma faxina em casa selecionando tudo o que já não serve mais e separando para doação. Você fará pessoas que precisam felizes e ficará feliz também em perceber que pode ter uma casa mais organizada com menos, e que é muito melhor viver apenas com o que realmente precisamos.

Não custa muito manter uma casa organizada e o primeiro passo para conseguir esse objetivo é começar. Siga nossas dicas de decoração e de organização e deixe sua casa linda como você sempre quis!

Deixe seu comentário!